Demonstração de Pintura – Réquiem para sua Morte

mina_promoBom, como faz um tempo que não posto nenhuma demonstração de pintura ou coisa do tipo. Hoje vou atualizar o blog com algo do tipo. Uma demonstração simples e rápida.

Obviamente como vocês notaram, é a demonstração da pintura da imagem acima. Aqui é mais um exemplo de imagem cuja execução foi 100% feita de forma digital.

Muito bem, então vamos lá.
mina_promo1_O processo é o mesmo que vocês já conhecem. Muito se enganam aqueles que acham que com uma tablet vão desenhar melhor ou simplesmente por ser digital, o processo é mais fácil. Particularmente eu acho é mais difícil, pois a precisão não é a mesma (a menos que você esteja usando uma Wacom Intuos não é…). Por ora, estou mais do que satisfeito com a minha Bamboo (eu tinha um Graphire 4 antes). O rascunho é algo assim mesmo, gestual e de certa forma rápido.

Bom, primeiramente, é aquela coisa. Eu não fiz o desenho de cabeça. É óbvio que utilizei referência. Ainda mais para uma posição dessa a qual não estou acostumado a fazer. Não se enganem, desenhistas sérios sempre usam referência em seus trabalhos.

Claro que na imagem eu modifiquei praticamente tudo. Minha intenção maior na verdade era ter uma base para alguém tocando violino.

Muito bem, esse foi o rascunho. Nesse processo, inverter a imagem é muito bom pois existem certas falhas que nosso cérebro não percebe (use o lado direito!). Ao invertê-lo, podemos ver tais erros e corrigi-los.

mina_promo_tut2Prosseguindo para a segunda fase, eu separei as cores que iria utilizar na imagem. Para haver uma harmonia legal de cores, joguei tons de terra, ou seja, marrom e semelhantes. Isso pode ser comprovado de forma um pouco melhor na próxima imagem:

mina_promo_tut3Nesse ponto, determinei aonde está o meu foco de luz. Fácil de notar que ele vem da direita. Particularmente eu gosto dessa fase do processo, pois aqui já dá para ter uma idéia bem avançada do resultado final. O resto são apenas detalhes.

mina_promo_tut4Agora é a parte mais divertida. Juntei tudo em uma layer (camada) só e fui modelando a imagem aos poucos. Aqui é mais a pintura do que o traço mesmo.

mina_promo_tut5E mais detalhes. O arco do violino ficou parecendo uma katana, mas tudo bem😦. Comecei a detalhar um pouco o violino aqui.

mina_promo_tut6Aqui eu reforçei a luz. Você deve ter em mente uma coisa muito importante: os tons. Qual é o seu tom mais claro? E o escuro? Esse contraste de claro e escuro é o que dá vida a imagem. Pense nisso. Em relação as cordas do violino, eu poderia, é verdade tê-las feito bem retinho, mas quis deixar essa impressão de tremido propositalmente.

mina_promo_tut7A imagem já estava quase pronta, mas, ainda faltava um detalhe: dar um caráter mais sinistro nela. Afinal a história é sombria. Apenas pequenos detalhes. Aumentei ainda mais o contraste da luz, coloquei o sangue no arco (quem disse que isso não vai ocorrer? >) ) e o mais importante, joguei esse brilho nos olhos o que dá uma expressão sombria à personagem.

mina_promo_tut8Concluindo, arrumei apenas uns pequenos detalhes, joguei as barras horizontais e adicionei o logo. E pronto! Eis a imagem!

Programa utilizado: Corel Painter X

Brushes utilizados:

Uma variação do Chalk:  Square Chalk que eu mesmo fiz (uso ele em 90% do desenho);

Oils: Round Camelhair – pequenos detalhes;

Blenders: Just Add Water – Misturar as cores de forma um pouco suave em alguns pontos;

FX – Glow: Brilhos dos olhos e um pouco no cabelo.

Como podem ver… não há necessidade de se usar TUDO o que o programa tem a oferecer. A medida que você vai se familiarizando com o programa (Photoshop, Corel Painter, Painter Tool Sai… e afins) cada vez menos brushes você usará. Isso é fato.

Bom, espero que essa demonstração tenha lhe servido para algo🙂.

Deixe uma resposta

