Sana 9 – Saldo

anabelleAntes de mais nada… aí vai mais uma ilustração para vocês. Mais um concept para ser mais exato. Estou viciado nesses treinos rápidos, isso ajuda bastante a soltar o traço.

Bom, vou falar um pouco de minhas impressões acerca do SANA 9. O quê? Não sabe o que é o SANA? É o maior evento de animação japonesa e afins, do Norte e Nordeste, sediado em Fortaleza. E eu fui nesse evento, afinal, não poderia deixar de ir, pois sou um dos organizadores (área da Feira de Quadrinhos e Concurso de Desenho).
Apesar que talvez esse seja um dos meus últimos Sanas, pois o trabalho tá apertando e agora chegou a hora de muitas coisas.

Felizmente tudo ocorreu bem no evento, pelo menos na minha área. O pessoal dos quadrinhos vendeu bem, haviam 9 desenhistas fazendo caricaturas em mangá das pessoas e em relação ao concurso, tudo deu certo. Mas não é disso que eu vou escrever. O que quero passar aqui são minhas impressões acerca de algumas coisas:

O que sabemos é que muita gente, mas MUITA GENTE MESMO, vai para o evento (bote aí uma quantia de dezenas de milhares por dia). Alguns poderão perguntar: e daí? Daí que simples: para nós, desenhistas, ilustradores, criadores podemos ver que são dezenas de milhares de CONSUMIDORES. Ou seja, leitores em potencial. Um público alvo já definido.

Tudo bem, levemos em conta que uns 70% são fãs, e fã é aquele que é fanático por algo e só tem olhos para aquilo. Logo, esses daí, não conseguem pensar em mais nada além de olhos grandes, boca pequena e Bitch, Charuto, One Piss e afins. Não, esqueça estes. Nós devemos atrair são os 30%, que curtem a coisa, mas são abertos a novidades e várias outras coisas. Lembrem-se que estou citando aqueles que foram ao evento. Ao criar algo, devemos procurar atrair é, além desses 30% os que ainda não conhecem também.

Em todo evento do tipo, eu levo minha pasta de desenhos para intimamente, fazer esse tipo de estatística maluca. É mais uma estatística com base na observação mesmo. Haviam aqueles que olhavam e nem terminavam de folheá-la e haviam aqueles que folheavam e perguntavam sobre os projetos. Opa! Aí está a oportunidade para divulgá-los e ao blog também.

Outra coisa que valeu muito também, foi o encontro com outros desenhistas. Alguns que eu já conhecia há tempos, outros que conhecia pouco (e conheci melhor agora) e finalmente outros que sequer conhecia. Tinha até um cara que também tem pretensões de ingressar na área do concept, assim como eu (é que aqui em fortaleza é difícil de encontrar gente interessada nessa área… morar no “mato” é foda ¬¬).

Finalmente, considero que este SANA foi proveitoso de certa forma. Porém ele acabou e sabem o que fiz quando voltei, ontem de noite, já nem sentindo mais os pés e praticamente sem voz? Fui desenhar. Pois afinal, o tempo não para e fiquei 3 dias sem desenhar pô! Tava com uma puta crise de abstinência.

Hora de aumentar a produção em 500%! Afinal, descanso é para cadáver e eu, estou muito bem vivo, obrigado.

8 Respostas to “Sana 9 – Saldo”

  1. O clube mangaka ex3 agradece o apoio!

  2. É verdade, o SANA 9 foi ótimo. Sempre tem esses fãs de mente fechada que não abrem suas mentes para outras séries que poderiam ser tão boas quanto bleach, naruto e etc. Mal posso esperar o SANA 10 e o SANA fest.

  3. Vai contando que faltam 6 meses ainda =p

  4. Pode contar sempre!

  5. Graco Says:

    A Respeito dos fanáticos por algo, tipo man se tem que mirar nos fanático também mah, tipo as pessoas não nascem fanáticas, eles se tornam, tipo das coisa elas gostam daquilo pq acham muito bom, se vc consceguir mostrar para elas seu trabalho e elas o reconhecerem como bom elas se tornão suas fãs, se não pode desprezar 70% de um mercado consumidor, se tem que descobrir é como cativa-los

  6. Sim, é verdade. Mas veja bem, o que eu quis dizer no post é que: quando eu atinjo aqueles que não estão no 70% , fatalmente estes também se interessarão. Portanto, eu terei algo próximo da junção de uma parcela dos 30%, junto de uma parcela dos 70% o que aumenta ainda mais a minha porcentagem completa. Se eu me dedicar aos 70% terei uma porcentagem bem menor, não concorda? Vale lembrar que quis dizer que em um EVENTO do tipo, os fãs são maioria, verdade. Fora dele, a parcela dos FÃS é BEM menor do que os que não são.

    Além de que, lembre-se que os 70% são fanáticos. Portanto, querem apenas aquilo semelhante do que elas consomem e por ter a visão nublada, não conseguirão enxergar outras coisas.

    Cheguei a essa conclusão, depois de ver uns podcasts e uns textos por aí. Acredito que a coisa tem que se encaminhar é por aí. Não se pode ficar dependendo de um evento anual o tempo todo, mas sim, do geral.

  7. Nanda Says:

    huahahau^^ sempai tava malukinho pra lá e pra cá com tanta coisa pra fazer…e eu ainda fui perturba-lo hauhauau
    obrigada por escolher meu trabalho, nunca agradeci enão ai vai
    OBRIGADA

  8. Que é isso. Sana foi uma loucura mesmo, mas valeu a pena de qualquer jeito.

    Quanto ao desenho vencedor, foi unânime, todos concordaram em peso que ele deveria ganhar. Você mereceu🙂

Deixe uma resposta

