Matte Painting? O que diabos é isso?

nynther_landscape

Com certeza eu já devo ter citado algo do tipo aqui, mas pelo que eu lembre, jamais falei sobre isso. Matte Painting. O que diabos é isso?

Antes de mais nada, a ilustração acima é um treino que eu fiz de matte painting. Além disso, misturei com “ilustração normal” para ver no que que dava. Mais treinos deste tipo virão, podem acreditar. E para quem não sabe, esse é o Nynther de Lâminas do Inverno. Se você não sabe o que é isso, basta procurar pelo blog os textos em relação a isso.

Pronto, juntei ilustração + Lâminas do Inverno como vocês queriam, rs. Brincadeiras a parte, como vocês pediram, mais material vem por aí. Vamos agora falar de Matte Painting.

De forma bem resumida, matte painting é a técnica de se pintar um cenário (e em vários casos, elementos diversos inseridos nele) para filmes no qual as pessoas juram que aquilo é modelagem 3d, ou que fizeram uma maquete, ou que aquilo foi construído de verdade. Quando na verdade não passa de uma pintura.

O wikipédia possui um artigo bem interessante falando sobre o assunto. Vejamos aqui traduzido em partes:

“Matte Painting (traduzindo ao pé da letra… seria algo como Pintura Fosca) é uma representação pintada de um cenário, ambiente, ou localização distante que permite aos produtores de filmes criarem uma ilusão de um ambiente que de certa forma seria bastante caro construir ou visitar. Historicamente, pintores e filmógrafos usaram diversas técnicas para combinar uma imagem matte com sequências reais…

…a primeira matte painting conhecida foi feita em 1907 por Norman Dawn que aprimorou o desmoronamento de Missões Califórnia pintando-os em vidro para o filme Missões da Califórnia. Tiradas notáveis de Matte Painting incluem a aproximação de Doroty à Cidade Esmeralda em Magico de Oz e o raio-trator em Star Wars. No meio dos anos 80, avanços em programas gráficos de computador permitiram aos pintores trabalhar com o reino digital. A primeira tirada em matte painting foi feita por Chris Evans em 1985 para o filme Jovem Sherlock Holmes. “

Se você quiser ler o artigo todo, basta entrar aqui (em inglês).

Hoje em dia, com programas digitais bem mais avançados ficou mais prático realizar tal pintura. A aliança com a fotografia é bastante utilizada.

Se você também quiser ver mais sobre o assunto, entre aqui

Vejam agora o que é trabalho de profissional. Acessem o site do Yannick Dusso –  Link – vocês irão reconhecer várias imagens, com certeza!

5 Respostas to “Matte Painting? O que diabos é isso?”

  1. Fala, bro!
    Cara, ta muito bacana pra início de estudos em Matte Paiting. O próximo passo é dar um pouco mais de atenção aos céus.
    Bons estudos!

  2. Legal o cenário, não é?

    Bom, quanto ao céu, você tem razão. Mas também eu quis deixar um pouco mais de “ilustração” para combinar com o personagem.

    Valeu a crítica🙂

  3. Graco Says:

    Cara muito bom😄 gostei oh!😄 vai ser a ilustração do livro né😄 huaaoiuha que nada daqui para lá tu não vai mais gostar da imagem

  4. Num sei…só sei que vou praticar mais matte painting. É divertido de se fazer.

    Apesar que para isso se necessita de uma excelente máquina fotográfica também…

  5. Muito legal o teu trabalho, mas uma dica que eu te dou é pra tomar cuidado com o nível de detalhe e as distâncias:
    O mais distante sempre possui menos contraste, e nisso aí eu tomaria como exemplo as montanhas com neve de fundo. A montanha à esquerda possui uma diferença boa, principalmente nos tons escuros. Eu faria um padrão semelhante e escureceria as duas à direita em algo intermediário entre a a da esquerda e a de fundo. Faria ainda o mesmo com o chão, aumentando um pouco a saturação também. Quanto ao céu, preste atenção no tom meio roxo das sombras na montanha, ele não precisa ter a mesma cor, mas ficaria legal se ficasse mais próximo disso, um pouco mais escuro.

    Mas continua por aí que você tem futuro!
    E só uma correção quanto à wikipedia, o matte painting foi criado em 1902 no filme “Viagem à lua”, do Meliés, pode conferir que vale a pena!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: