Referências de outros!

Referência é algo de que eu sempre falo aqui. Sejam de fotos, de livros de desenho, etc. Referência é a chave para o treinamento de sua percepção!

Pois bem, hoje falarei de outro tipo de referência. A referência que pegamos de outros desenhistas. Não estou falando de copiar, longe disso! Estou falando de você se inspirar na técnica e no traço utilizado pelo desenhista em questão. Eu vou então citar aqui as minhas maiores referências.

Bom, para iniciar, vou citar o autor da imagem acima. O famoso Todd Lockwood.

Quem já jogou RPG, mais precisamente de D&D, com certeza já viu ilustrações desse cara. Ele foi o concept artist da 3ª edição. Eu simplesmente adoro a forma como ele faz ilustrações complexas e simples ao mesmo tempo. A forma como ele usa as cores também é bastante interessante, uma vez que ele pinta digitalmente da mesma forma que tradicionalmente (ou quase). Seu site é www.toddlockwood.com – Bem interessante e recomendado é que no site, há um link para um blog dele no qual ele possui uma demonstração de pintura!

Referência para muita gente, Boris Vallejo e sua esposa Julie Bell, são verdadeiras lendas na Fantasy Art. E para os mais “xiitas”, eles não usam computador. É tudo na mão, óleo e aerógrafo. Confesso que para escolher a imagem foi difícil, porque ele tem um portifólio enorme! Desde os anos 70 até hoje. Preferi então escolher um desenho mesmo. Capa do Sketchbook dele.

Pego bastante referência da anatomia, e principalmente da luz e sombra que ele utiliza. Acho que a imagem acima dispensa maiores comentários, não? O site deles pode ser acessado aqui: http://www.imaginistix.com/
– Nem preciso dizer que é recomendadíssimo, não?

Jonathon Bower - http://www.jonathonart.com/

Jonathon Bowser - http://www.jonathonart.com/

Essa imagem é bastante conhecida. O artista, Jonathon Bowser, possui um estilo incomparável. Basta olhar a imagem acima nao é? O site dele é excelente. Possui bastante material para você pegar referência. Sua especialidade é o Naturalismo Místico. Resumindo, ótimas referências de pintura, cenário e lindas mulheres😀.

Você pode acessar o site dele aqui: http://www.jonathonart.com/

As ilustrações de Ted Nasmith mais conhecidas são as que retratam o universo de Tolkien. A imagem acima por sinal é a ilustração de Tuor descobrindo o Vale Oculto de Gondolim (Silmarillion). Ele é especializado em pinturas de automóveis e arquitetura. São belíssimas pinturas que enchem os olhos e fazem você acreditar que pactos com demônios existem ¬¬.

Aqui eu devo confessar, que essa ilustração me inspirou BASTANTE na criação do cenário do Reino Oculto de Alfheim em 7 Anciões. O local também é um vale montanhoso bem escondido com uma cidade no meio. A diferença é que a cidade fica no meio de um enorme lago que toma quase todo o vale, que também é protegido por uma densa floresta em suas extremidades e várias camadas de montanhas.

O site dele pode ser acessado aqui: http://www.tednasmith.com/

Acredito que todos reconhecem o personagem aí do lado não é? O bruto Kratos do épico God of War. Bom, este artista é o Andy Park e é tão somente um dos concept artists da Sony no God of War (se garante bem pouquinho né?). Ele também tem conta no deviantart, só procurar por andyparkart.

A maior referência que pego aqui são de efeitos de pintura realizados digitalmente. Além das ilustrações completas, ele tem muitos concepts bem rascunhados, mas ao mesmo tempo muito bem feitos que servem como inspiração também.

O site dele é: http://www.andyparkart.com/

slamO mangaká Takehiko Inoue é outro de quem eu tenho fortes influências. Isso no que se refere a um traço mais acadêmico. Simplesmente adoro o estilo dele, principalmente quando ele usa o pincel de forma mais brusca (é, ele arte-finaliza com pincel mesmo). Talvez ele, o Jason Chan (abaixo) e o Todd Lockwood  são os que mais mais me influenciam no momento!

Por último, outro cara foda. O Jason Chan. Este maluco aqui só tem 25 anos e já é um Concept Artist bastante gabaritado. Acredito que no meu traço voltado aos quadrinhos, esse é o cara que mais me influencia. Assim como eu (aliás, assim como ele), há uma mistura do traço Ocidental e Oriental. Ele começou desenhando mangá e depois da faculdade quando teve contato com o academicismo, passou a ter esta mistura.

É algo que eu tento fazer também. Por isso que presto bastante atenção nas ilustrações dele.

O site dele é: http://www.jasonchanart.com/

—-

Estes que mostrei são, como eu disse os que mais me influenciam, mas também existem outros, bastantes outros cuja arte me impressionam e me fazer ter inspiração. Apenas para citar uma lista:

Serpieri, Clyde Caldwell, Dan Milligan, Luis Royo, Frank Frazetta, Fred Fields, Gerald Brom, Jeff Easley, Keith Parkinson, Larry Elmore, Hajime Sorayama, J. P. Targete, Jason Manley e Milo Manara. Isso é claro para não citar também grandes figuras do deviantart e do conceptart.org (alguns, por sinal, citados nesta lista).

Todos eles ocupam um banco de referências de mais ou menos 4,5 GB (existem outros não citados aqui).

Se for contar TODA a minha pasta de referência, juntando com fotos e imagens por aí, ela dará mais ou menos 6,0GB, que é um tamanho considerável, já que estamos falando de imagens .JPG.

Cerque-se SEMPRE de referências. De preferência, referências digitais, ou seja, em seu HD, pois alé mde ser prático, é bem mais fácil você simplesmente apertar a seta para a direita e ir vendo uma a uma, não é? Acredite, elas ajudam a clarear a mente e dar inspiração.

4 Respostas to “Referências de outros!”

  1. Graco Says:

    rapaz muita referencia heim!😄 bem alguns eu já conhecia outros não ai😄 mas eu tenho mais referencias de mangá que academico😄, sei lá acho que o academico não da muita liberdade para mim então fico pelo mangá mesmo😄

  2. Não se engane… só de referências de mangás / artbooks, eu tenho 2,10 GB🙂.

  3. sacerdote negro Says:

    cara, vc ñ conhece john howe?

    http://www.john-howe.com/

  4. Putz, como é que fui me esquecer dele?! Conheço sim, tenho várias imagens dele também.

    Sabe como é, na pressa de postar, acontece =/.

    Depois vou dar uma atualizada na página de links ali do lado.
    Valeu!

Deixe uma resposta

