Venus vina musica

seikilosHoje vou falar de música.

Isso mesmo, música.

“E o que diabos isso tem a ver com o objetivo do blog que é o desenho em geral?” – Você pode perguntar, ao que eu respondo:

“- Bom, para mim, tudo.”

Aquela história de desenhar ouvindo música é velha. Uns são a favor, outros são contra e por aí vai. Não vou tirar a razão de ninguém, pois as pessoas são DIFERENTES. Tem gente que consegue até mesmo estudar ouvindo música com fones de ouvido! (Na minha época de colégio eu não conseguiria estudar matérias que eu achava totalmente inúteis para minha vida pessoal – Como Química – até mesmo se eu estivesse em um mosteiro chinês isolado nas montanhas…). Não se pode é fazer igual a um cara, cujo nome não vou citar porque vai que ele lê esse blog né, que veio faz um tempo buzinar em meu ouvido que desenhar ouvindo música não prestava porque assim, assim e assado.

Como disse, as pessoas são diferentes. Eu particularmente adoro desenhar ouvindo música. Começo a viajar naquilo que estou fazendo e a inspiração flui. Claro que não dá é para ficar repetindo direto a música, as vezes. Mas aqui eu faço uma ressalva. NO MEU CASO, eu prefiro ouvir música de acordo com aquilo que eu estou desenhando. Exemplo: se eu tou fazendo algum desenho em um período medieval, dou preferência a músicas com este tema, se estou desenhando algo de Nova Guerra, minha playlist já é outra e por aí vai.

Para ser sincero também, dou bem mais preferência a instrumentais que as cantadas.

Com vocal, apenas algumas poucas como as que mais ouço: Nightwish, Corvus Corax (essa aqui é a melhor de todas!!!), Rammstein e obviamente Loreena McKennitt. Quanto as instrumentais, dou mais preferência a temas de games (tá pensando o quê? Toda trilha sonora jogos é uma verdadeira super-produção com orquestra e tudo em alguns casos).

Dizem que a música tem o poder de erguer as pedras. Foi com música que Apolo ergueu as Muralhas de Tróia e que Merlin reconstruiu o Stonehenge. Pelo menos é o que as lendas dizem.

Você deve fazer o que você se sente mais confortável. Se você gosta de desenhar curtindo um som, beleza. Se não, é aquela velha história também. Prefira ficar em um ambiente isolado e concentre-se na folha e no que você for desenhar. Agora uma coisa é certa. Gostando ou não, procure ouvir um pouco de música SEM ESTAR DESENHANDO. Apenas feche os olhos e ouça a letra, batida, som, etc. Ajuda os pensamentos, na maioria dos casos.

A propósito, a imagem acima é a respeito do Epitáfio de Seikilos. Dizem que é a composição musical (notação e letra) mais antiga já encontrada no mundo ocidental. Seikilos foi um grego que escreveu tal música para sua esposa, que fora enterrada no local onde cuja lápide estava a notação musical. No túmulo estava escrito: “Eu sou um túmulo, um ícone. Seikilos me pôs aqui como um símbolo eterno da lembrança imortal”.

seikilos“Hoson zes, phainou
Meden holos su lupou
Pros oligon esti to zen
To telos ho chronos apaitei”.

Traduzindo:

Enquanto viveres, brilha
Não sofras nenhum mal
A vida é curta
E o tempo cobra suas dívidas.

Por sinal a banda que citei, Corvus Corax, tem um álbum e uma música com esse nome (Seikilos). Recomendo. Ah, e o título desse post é outro álbum e música da mesma banda.

4 Respostas to “Venus vina musica”

  1. Graco Says:

    Não coneheço a banda vou dar uma conferida, mas pelo o que conheço do seu gosto musical parece boa

  2. Eu vivo falando nela. E vivo com fone de ouvido ouvindo música deles. São os caras! É um tipo de Folk Metal, mas bem… BEM diferente! Com gaitas de fole e tudo o mais.

  3. CiliO Says:

    Nada a ver com posts mais… Mestre eu encontrei A Bela do Inverno em um DVD de backup aqui em casa se quizer posso te mandar por e-mail ou postar no blog do clube se quizer…

  4. Pois meu caro mestre, me traga o DVD que eu copio aqui e dou uma olhada primeiro.😀.

    Nem sabia que você tinha esse material.

    Valeu!

Deixe uma resposta

