Drapejamento? Pano, pano, pano!

drawing-wrinkles-draperyÉ isso mesmo. Pano, tecido e afins. Como você é um cara esperto, notou que hoje vou falar é disso mesmo, de roupas!

A idéia surgiu primeiro pelo fato deste blog além de mostrar meus trabalhos pessoais, também dar uma luz àqueles que estão perdidos no desenho (eu tô incluso hein?) e querem sempre oportunidades para evoluir. Segundo porque estive olhando uns desenhos por aí em fanzines online e etc, e noto que muitas vezes há essa dificuldade em se reproduzir roupas, mais precisamente, as dobras.

Bom, drapejamento na verdade tem a ver com o corpo humano. No dicionário na verdade, significa: Pano disposto em grandes pregas. No desenho significa além disso, as dobras das roupas em geral.

O título do livro acima (que por sinal eu já fiz um breve comentário no post: “Quer aprender a desenhar? Vá atrás”) significa mais ou menos: Pregas Dinâmicas (ou Rugas) e Drapejamento – Soluções para desenhar a figura vestida. Resumindo, é um livro estritamente voltado para o desenho de roupas.

O mais interessante é que aqui, o mestre Hogarth nos mostra diversos tipos de Pregas. Seja com o corpo em movimento, dobras cruzadas, comprimidas, voando, etc e etc.

Bem, como aqui a gente tá falando de personagens eu decidi falar por mim mesmo sobre alguma coisa a respeito. Quanto ao livro, seja lá como for a forma que você quiser arranjá-lo… arranje-o! Recomendadíssimo!

mina_drap1

Utilizando minha querida personagem Mina como modelo, eu fiz este rascunho para mostrar umas coisinhas. De propósito eu a fiz em uma posição estática para mostrar como mesmo assim temos dobras. O que acontece é que muitos se esquecem que a GRAVIDADE age! Ou seja, em posições estáticas ainda assim temos dobras, obviamente voltadas para baixo. Em outras palavras, a roupa tende a cair. Só não cai porque obviamente o corpo está apoiando todo esse pano.

Note que acabei de digitar uma coisa muito importante. O corpo está apoiando todo esse pano. Sacou? Não?

Calma que eu explico. É simples, muita gente simplesmente esquece que há um corpo (de preferência humano) ali em baixo do pano. No desenho acima, não foi por acaso que resolvi desenhar uma mulher. É que muita gente tem dificuldade com a forma como fica a roupa por cima dos seios. É quase como se o pano estivesse suspenso. Um exemplo BEM TOSCO é pegar algo esférico e jogar um pano por cima. Bom, se você tiver um manequim, melhor ainda. E se você for mulher, ainda melhor: basta se olhar no espelho!

Veja que mesmo colada, a calça ainda assim tem um pouco de dobra. No caso das mulheres, principalmente na região pélvica e próximo aos pés. Veja que, apesar da luz do scanner ter retirado boa parte dos detalhes que desenhei, eu procurei fazer os mínimos detalhes da calça. Apesar que até hoje eu não entendo o significado de BOLSO lateral nas calças femininas. As calças são tão coladas que é impossível se colocar algo lá dentro (eu nunca vi mulher usando esses bolsos, só os traseiros). Se alguma mulher quiser me contradizer em relação aos bolsos, ótimo, pelo menos vou saber que tem mulher acessando esse blog também😀.

Por fim, o tênis, que obviamente não desenhei de cabeça, mas sim, de uma referência da internet.

Para ressaltar o que muitas pessoas erram, veja o exemplo abaixo:

calcasFácil de perceber a diferença né?

Muita gente tem mania de colocar as dobras de qualquer jeito, de qualquer forma. Quase sempre com estas dobras “subindo” e sem nenhum detalhe (isso quando botam o botão como fiz no exemplo). Já no exemplo da direita, você nota facilmente o enrugamento da calça. Ela parece bem mais real porque foi desenhada com uma referência REAL! E veja que a pose é uma pose estática, parada. A força gravitacional está ali.

Reforço aqui a importância da REFERÊNCIA! Seja o que você for desenhar! Esse desenho dessa calça serve tanto para um comics quanto para um mangá. Apesar que o mangá pode ser ainda mais simples. Também serve para um desenho acadêmico. O que quero dizer é que: As dobras de roupas são universais, não importa o estilo. O que vai mudar de um desenho mais simples para um mais elaborado é que no simples, você pegará apenas as linhas principais.

Mostrei exemplos simples, mas lembre-se, a regra para dobras é universal, não importa da forma que ela esteja sendo desenhada. Referência é a palavra-chave!

Com isso, fica fácil desenhar qualquer roupa e qualquer dobra de tecido! Lembre-se, você não precisa ser um estilista para entender de roupa.

Leia o livro! Lhe fará um grande bem!

vestido

13 Respostas to “Drapejamento? Pano, pano, pano!”

  1. CiliO Says:

    mestre ainda axo q num custa nada vc postar os livros aqui… mas enfim o blog e seu… ¬¬

  2. Graco Says:

    auhauhaiuahaiuh!
    Nomad! muito bom o post, ainda mais pq é uma coisa que eu tenho dificuldades apesar de as vezes acertar😄

  3. Mas é mais simples do que parece como eu vivo dizendo. Parece estranho, mas tente fazer dobras baseado no real. O resultado final vai te surpreender.

  4. Brenda Says:

    – Começei a desenhar a pouco tempo, tenho apenas 12 e adorei a ideiaa !
    Gostaria qe enviasse no meu e-mail algumas dikas ou entaum passa msn, orkut naum sei qualqer coisa para nos comunicar!

  5. Minha cara Brenda, que bom que você iniciou-se no desenho! Se você é alguém que o trata como hobby, então você já sabe o quão prazerosa é esta atividade. Se você quer futuramente ser profissional e ganhar a vida com isso, então com o esforço e o treino, você irá aliar o útil ao agradável! Bem, eu não sei o que você deseja saber, mas se quiser pode me adicionar no msn: nomad@secrel.com.br ou se quiser me adicionar no orkut, basta procurar por: Rodrigo (Nomad) Mendez. Meu email você pode ver na seção “Contato” ali do lado. De qualquer maneira, eu lhe enviei um email.

    Obrigado e continue acessando o blog!🙂

  6. ana carolina Says:

    adorei as roupas mas achei o vestido mais cnplicado de fazer ne gemte vcs nao acham rsrsr !!! obrigado adorei tudo especialmente o vestido bjs

  7. evelyn Says:

    eu adoro desenhos especialmente de roupas !! eu começei a me interreçar por isso a pouco tempo tenho apenas 11 anos e gosto de desenhar roupas e de tentar imitar as que vejo no sites
    eu gostaria que se vcs podecem me mandarem algumas dicas para eu poder desenhar um pouco melhor ou sites de moda ou alguma coisa parecida que tenha bom desenhos feitos por estilistas !!! obrigada

  8. Rmendez Says:

    Ana Carolina e Evelyn,

    Haha , esse blog é antigo. Há mais de um ano que ele tá abandonado. Meu traço tá bem diferente do que tem aqui, mas como ainda recebo emails quando alguém comenta aqui. Vou responder aqui mesmo.

    Em relação a dicas para desenhar melhor roupas, é como está escrito acima: procure o livro lá do início do post. É um dos melhores para esse tipo de coisa em minha opinião (Burne Hogarth – Dynamic Wrinkles and Drapery), mesmo que não dê para você se virar no inglês, não tem problema, as imagens são mais do que auto explicativas. Para anatomia recomendo o Loomis (é fácil de achar na internet além de que é domínio público) e o Bridgman’s – Complete Guide to Drawing from Life. (Conhecer a anatomia humana é importante para entender como a roupa se comportará sobre o corpo humano.

    Quanto a referências fotográficas, é simples, basta ir ao google e procurar nomes de estilistas famosos. Depois, só colocar na parte de imagens os nomes que com certeza irão aparecer sites e imagens de suas coleções…

  9. janaina Says:

    lindo amei amei

  10. credo eu desenho melhor do que essa porra ai

  11. Credo, você está comentando em um blog abandonado e em uma postagem de 2009.

  12. Salvando até hj! Ótimo post! Vlw.

Deixe uma resposta

