Demonstração de Pintura – Noite no Quarto.

mina_dream09

Ok. Como prometido ontem, no post de hoje vou mostrar o processo de pintura feito na ilustração da capa de Noite no Quarto.

Antes de mais nada, queria ressaltar uma coisa que vi por aí na internet e achei bastante útil!

De forma bem reduzida, se refere ao fato dos tutoriais e demonstrações. Cada um tem sua técnica variada o que é óbvio, afinal os programas de pintura digital nos permitem infinitas maneiras diferentes de se chegar a um resultado final. O mais importante de quando você vê uma demonstração/tutorial, não é você tentar e conseguir com sucesso copiar a técnica da pessoa, mas sim, compreender os passos e ADAPTÁ-LOS ao jeito que você acha MELHOR.

Uma coisa que eu não canso de repetir é que, não interessa o método, mas sim, o resultado final!

Se houve algo que lhe ajude e que você possa incrementar em seu próprio estilo, ótimo!

Simples assim.

Muito bem, vamos lá.

Aqui o processo utilizado foi um pouco diferente do que eu costumo fazer habitualmente. O rascunho e traço foram feitos inteiramente no computador. O motivo disso? Primeiro, treino e mais treino, porque eu preciso melhorar e treinar minha habilidade de desenho digital. Segundo, porque a falta de papel leva a medidas drásticas!🙂 – Em breve eu suprimo essa falta.

mina_dream00Tendo já em mente o que eu desejava fazer, o passo é fácil. Fiz algo bem, mas BEM RASCUNHADO MESMO. Coisa bem gestual para se ter uma idéia do todo da imagem. A imagem acima ilustra muito bem isso. É literalmente rabiscar SEM MEDO.

A título técnico, eu usei o Photoshop, criando uma camada acima da Background para isso. Eu a deixei em modo normal mesmo.mina_dream01Gostaria de salientar também que o brush (pincel) que usei foi o pincel básico do Photoshop (Round Brush), apenas modificando umas coisinhas como opacidade e Opacity Filter (aperte F5 e veja as configurações). Nota: Isso só funciona praticamente com tablet.

Enfim, em uma nova camada acima da anterior eu refiz os traços, um pouco mais leves (tom de cinza mais claro) e de forma um pouco mais limpa. Resumindo, eu defini melhor a imagem. Também criei uma 3a camada para elementos terciários do traço. As vezes isso pode ser bem útil!

Abaixo, veja como fica em minha tela do Photoshop!

mina_dream01_Agora vem a parte divertida. Olhe abaixo:

mina_dream02Explicando: Comecei a separar de forma direta as cores. Ou seja, joguei da mesma forma que o traço inicial, as cores. De um jeito bem gestual e rápido. A gente que está aprendendo, tem uma tendência a se confundir com essas mistureba de tons soltos, mas aqueles mais experientes já conseguem ter uma noção bastante avançada só com isso. Por sinal, um bom treino é esse: Jogar cores de forma BEM aleatória e depois tentar ir modelando aos poucos alguma imagem dali. Excelente treino que vou fazer futuramente (nem li isso em canto nenhum, a bem da verdade, tive essa idéia agora!) e colocar para vocês verem, se der certo.

Aqui eu criei uma camada e a deixei ABAIXO da camada dos traços. Por isso que eles apareçem acima.

Depois daí, eu prefiro trabalhar as cores no Corel Painter.

mina_dream03Um pequeno close no rosto. Como diria aquela mulher lá: “Ai que susto!”.

Bem, aqui eu já comecei a modelar as cores e as linhas do rosto de Mina. Não tem problema se eu quiser trabalhar com a cor direta, já que é uma estilização de certa forma… O mais interessante aqui é separar os tons claros dos escuros. Como a imagem é simples, eu já tenho facilmente a localização da luz e sombra.

mina_dream04Outra imagem da interface do Painter, um pouco mais longe agora. Veja que já defini um pouco melhor as cores do rosto. Outra coisa é que: Note que as linhas do traço inicial sumiram. É que eu transferi a camada para cima, ficando justamente as manchas de cor. O trabalho aqui, como disse, é de modelagem. É como na pintura tradicional. É o mesmíssimo processo!

mina_dream05Bem, o resto agora é só modelagem. Deixei os galhos/tentáculos um pouco de lado (serão os últimos elementos). Basta lembrar que o traço deles demarcando suas posições ainda está lá, porém escondido. No caso aqui, eu trabalhei o cenário: fundo e cama. O tom predominante é o azul, com cinza, marrom e um pouco de verde.

mina_dream061Adicionando mais volume e “dramaticidade” na cena…

mina_dream07Estamos quase lá. O processo agora foi uma troca entre Photoshop e Painter. Primeiro, obviamente adicionei os tentáculos/galhos.

A técnica é a seguinte. Apertando Ctrl + A eu seleciono a imagem inteira. Então dou um Ctrl + C / Ctrl + V e colo a mesma imagem por cima da outra (NOTA IMPORTANTE: Eu copiei a camada das cores! Que é a principal!). Diminuo a opacidade da imagem acima para poder ajustar com a imagem abaixo e pronto. Basta fazer os elementos adicionais. O que ficar sobressaliente eu apagou com a borracha e pronto! Foi assim que consegui o efeito dos tentáculos de trás deixando-os com aquele impressão de desbotamento.

A seguir, transferi a imagem para o Photoshop (sempre trabalho com os dois programas ligados) e dei uma editada na imagem trabalhando matiz/saturação e balanço de cores. (Hue/Saturation e Color Balance respectivamente).

mina_dream08E por fim, como eu nunca estou satisfeito, dei mais uma arrumada na imagem final, deixando-a mais viva e nítida.

Simples, não?

Como você deve ter notado, o que mais vale aqui é o uso da cor e composição. Não que esteja lá essas coisas, mas pelo menos engana🙂.

Nos vemos então na próxima demonstração!

Espero que isso tenha lhe ajudado em algo.

2 Respostas to “Demonstração de Pintura – Noite no Quarto.”

  1. Graco Says:

    I Want tablet!!!!!! da mais não meu mouse ta ultrapassado =x

  2. Mouse é foda mesmo. Eu não canso de repetir: depois que você utiliza tablet uma vez, você não vai mais querer saber de pintar com o mouse!

    Bem, a Wacom Bamboo Fun 4×6 (sucessora da minha Graphire 4) você consegue encontrar por R$ 330,00 – Vale a pena!

Deixe uma resposta

