As Lâminas do Inverno – Ilustrações para um Universo Imaginário

s4028049_É isso mesmo. Esse é o título do meu Trabalho Final de Graduação. Na verdade eu quis colocar outro nome, mas o professor de Metodologia da Pesquisa sugeriu com veemência este. Então tá.

Bom, para quem não sabe, estou me graduando em Artes Plásticas neste ano. Digo ano, porque o processo começou agora, neste semestre, mas só irá acabar definitivamente em outubro, com a Colação de Grau. Dessas coisas acadêmicas vocês já estão carecas de saber e para os que ainda não chegaram nessa fase, saberão um dia, eu acho.

O que quero falar aqui é sobre os trabalhos que virão.

forwen_e_dragaoPelo título do trabalho (e pelo rascunho na tela), vocês obviamente deduziram que os trabalhos serão referentes a este meu livro. Pretendo realizar pelo menos três telas pintadas a óleo e vários esboços e afins desenhados no papel. Os motivos da escolha do tema são vários.

Primeiro, me forçará de certa forma a produzir material do romance, Segundo, preciso voltar a treinar a arte tradicional. Acreditem, eu gosto de sujar as mãos com tinta, de “sentir” a tinta correndo pela tela. Terceiro, no curso lá das Artes, muita gente fica indecisa sobre o que fazer da vida após a graduação. É que mesmo lá, muitos tem a ideia do artista como aquele cara “porra louca”, descalço, descabelado e fazendo artes seguindo os Movimentos Contemporâneos esboçando o grito da sociedade, e bla bla bla (Falei!). O trabalho tem intenção também trazer uma luz acerca da ilustração. No caso a ilustração do concept para livros, textos e afins.

Felizmente eu já tenho muita coisa escrita (a cadeira de Metodologia ajuda bastante!) e já organizada. Meu maior desafio vai ser a produção das telas mesmo. Preciso produzi-las até Junho. Acredito que dará, mas tenho que me dedicar bastante a elas. Os pintores os quais eu tomarei inspiração e que citarei em meu trabalho são Larry Elmore e Boris Vallejo (salve mestres!).

A primeira tela já está bem encaminhada. Claro que ainda falta muita coisa, mas neste mês acredito que posso terminá-las.

O que eu queria vir comunicar a vocês é que mesmo assim, nada mudará aqui no blog. Estou criando rotina de dormir às 2h da madrugada no mínimo, o que me garante mais tempo para produção. Pretendo lançar “Noite no Quarto” neste mês ainda ou no mais tardar, no começo de Abril.

Uma coisa é certa pelo menos, vocês verão ainda muito material de Lâminas do Inverno, uma vez que estou tendo que me dedicar bastante a ele.

É isso aí.

P.S.: A tela é sim uma pintura reaproveitada. Tinha feito um outro dragão faz tempo e não havia terminado, então decidi reaproveitar a tela que mede 100 x 70 cm.

4 Respostas to “As Lâminas do Inverno – Ilustrações para um Universo Imaginário”

  1. Graco Says:

    Vixe era aquele dragão voando ?😄 ele foi “deletado” !😄 em fim boa sorte nomad com seu trabalho final e não esquece de me convidar para a exposição no dia lá XD~~ Sim! tou doido para ver a noite no quarto! continue firme e forte!

  2. Valeu cara.

    A exposição vai ser mais ou menos em Junho, como disse.

    O local talvez seja no Sobrado (fica no centro). Se não der lá, será no MAUC da UFC.

    E era o dragão voando sim. Ele foi completamente deletado!

  3. Diêgo Silveira Says:

    Amigo, agradeço as respostas.
    Saiba que pretendo visitar o seu blog mais vezes sim; comentando as postagens, ou não. A propósito, sobre este post, sou fascinado por certas pinturas feitas a óleo. Se eu tiver condições, esteja certo de que irei à exposição de suas telas.
    Enfim, boa sorte com as etapas finais da graduação!

  4. Bem, caprichar ao máximo nas pinturas!

    É isso aí, valeu o apoio amigo!

Deixe uma resposta

