Quer aprender a desenhar? Vá atrás!

Praticamente uma continuação do post anterior, desta vez irei falar sobre o desenho. Mais precisamente de um ilustrador que até hoje inspira muita, mas muita gente.

Trata-se do Andrew Loomis. Como eu sei que existe gente alienígena que NUNCA ouviu falar dele, então vou fazer um breve resumo de quem ele é e falar de seus livros que são mais do que recomendados. Aproveitarei no final do post, para indicar mais alguns livros para aqueles que querem se virar.

Pois bem, Andrew Loomis foi um ilustrador estadunidense que nasceu em 1892 e cujos trabalhos remontam o hiper-realismo. Na época, vocês sabem, obviamente não haviam recursos digitais, portanto na publicidade e outros meios de comunicação, a propaganda era feita por meio de ilustrações. Mais precisamente os famosos pin-ups, que tratavam de belas mulheres com aquele visual Marilyn Monroe estampadas nas embalagens. E Loomis era um mestre nisso.

Sua maior fama hoje, porém,é a respeito de seus livros (6 no total) de ensino da ilustração. Mesmo sendo lançados há muito tempo, até hoje eles são atuais. Também pudera, o ser humano é o mesmo! Logo, as noções de anatomia ainda permanecem.

A família Loomis ainda detém os direitos dos livros, mas há muito, muitíssimo tempo que eles não são impressos. Logo, você só encontra os livros com algum colecionador ou com muita sorte (daquelas de jogar na loteria) em um sebo e isso no exterior! – portanto notem minha ironia. Não, é impossível de se obter um dos livros e como eles não são mais impressos (a família não se pronuncia ao fato de imprimir ou não), eles praticamente caíram no domínio público até que haja uma nova impressão. Então, os livros são extremamente fáceis de se encontrar na internet.

lmsComo disse, eles são em número de 6. Cada um deles bastante completo. São eles:

Fun With a Pencil – How Everybody can easily learn to draw (Diversão com o Lápis – Como Todos pode facilmente aprender a desenhar): Livro interessantíssimo! Imperdível para quem quer ter noções de cartum e perspectiva. O livro aborda a construção simples de cabeças e corpos de forma bem cartunizada e divertida. Tudo isso a partir do velho esquema da bola. Ele ainda mostra que mesmo que a bola esteja torta, você pode aproveitá-la para fazer um personagem bem caricato. Também há uma introdução a expressões. Além do cartum, mostra um pouco da anatomia mais realista e da perspectiva.

Figure Drawing For All It’s Worth – A book of fundamentals for an Artistic Career (Desenho da Figura para tudo que Vale a Pena – Um livro dos fundamentos para uma Carreira Artística) – É um dos mais conhecidos. Depois de muito texto, o livro trata absolutamente de anatomia. Desde o esqueleto (com ossos e tudo), dos desenhos dos músculos até as figuras humanas. E o livro vai além disso, explicando o escorço (perspectiva do corpo), boneco em movimento, etc. O livro aborda também um pouco de luz e sombra com belíssimos exemplos e outras formas de arte-final.

Creative Illustration (Ilustração Criativa): Livro bastante importante, trata dos fundamentos da linguagem visual. A composição a partir de uma linha ou figura geométrica. Mostra também de forma mais profunda, as principais formas de arte-final (para a época) e em diversas superfícies. Também aborda o uso de tons de matiz de preto e branco e finalmente de cor, novamente com belíssimos exemplos. Por fim, ele resume o que é uma ilustração e no que se resume ilustrar. Que é justamente contar uma história a partir de uma única imagem. Há também um resumo sobre formas de fotografar (por que para quem não sabe, a fotografia faz parte dos ilustradores sérios – e com condições também…).

Successful Drawing (Desenho Bem Suscedido) – Este eu nunca cheguei a dar uma boa olhada. Mas parece que ele fala mais sobre perspectiva, geometria e luz e sombra. Tanto que o livro foi renomeado depois como “Desenho em Três Dimensões”.

The Eye of the Painter (O Olho do Pintor) – Pegando carona no Creative Illustration, é um livro imperdível para quem quer obter um olhar mais apurado para pintura. Desde o básico, até o avançado. Também há referências sobre a fotografia.

Resumindo, os livros do Loomis são imperdíveis para quem quer aprender alguma coisa. Quem souber inglês, ótimo, os livros são extremamente didáticos e realmente fáceis de se compreender. Quem não sabe, não tem problema, as imagens são completamente auto explicativas!

Portanto, seu alienígena, se você não conhecia este grande ilustrador, aí está a dica para você ir atrás e conhecer melhor sobre ele. E aproveite que é de graça… por enquanto.

Fácil de compreender, não?

Fácil de compreender, não?

Aqui abaixo vão outras dicas de livros muito bons.

Dynamic Figure Drawing (Burne Hogarth) – Cito este primeiro, porque os livros do Hogarth também são extremamente excelentes e didáticos. Fala de anatomia.
Dynamic Hands (Burne Hogarth) – Mãos sempre foram dor de cabeça para desenhistas. Estude com esse livro, que é um verdadeiro remédio para dor de cabeça.
Dynamic Wrinkles and Drapery (Burne Hogarth) – Será que tudo para esse homem é Dinâmico? Bem, para mim este é um dos melhores livros dele. Este aqui, por sinal eu recomendo para muita gente, veterana e principalmente iniciante. É um livro que trata tão somente de… drapejamento! Ou seja, as dobras de roupas e tecidos diversos. Muito bom mesmo!
Perspective For Comic Book Artists – How to achieve a Professional Look in your Artwork (David Chelsea) – Eu já falei deste, mas vou dedicar um post só para ele ainda. Segue o mesmo estilo do “Desenhando Quadrinhos” o Scott Mccloud, porém o assunto aqui é somente perspectiva voltada para os quadrinhos.
The Art of Animal Drawing (Ken Hultgren) – Problemas em desenhar animais? Livro mais do que recomendado. Mostra desde animais desenhados de forma real, até cartuns. Mostra também diversas espécies e raças, além de detalhamento até de ossos e pêlos.
Drawing Cutting Edge Anatomy – The Ultimate Reference Guide for Comic Book Artists (Christopher Hart) – Quer aprender as noções do desenho de comics estadunidense? Este livro mostra de tudo, até mesmo a forma de como trabalhar com comics. Apenas lembre-se que lá, o traço está em constante mudança. Se você não acompanha, sua vida útil é de mais ou menos 5 anos. Portanto, aprenda a ser versátil, se você quer trabalhar para o velho esquemão estadunidense. Mostra também até mesmo entrevista com profissionais da área.
Aprendendo a Desenhar com os Maiores Mestres Internacionais – Esse livro tem em português. Completíssimo! O mais interessante é que cada parte, foi produzida e desenhada pelos diversos artistas consagrados do comics estadunidense. Mostra até como se deve fazer um roteiro (viu?!). Tem praticamente tudo aqui. Lançado pela Panini, custa R$ 35,00 (pode ser que o preço tenha mudado!).
Drawing Nature (Stanley Maltzman) – Livro com belíssimas ilustrações. Realmente de cair o queixo. Trata somente do desenho da natureza. Rios, pedras e principalmente árvores. Bastante didático também. Mostra a luz e sombra e a cor.

Estes são os livros que eu mais recomendo. Claro que existem vários e vários. Você já pode ter achado outros por aí. Lembre-se que você não precisa ter 100 livros em casa ou no PC e só por isso achar que já aprendeu a desenhar. Concentre-se apenas naqueles poucos livros que mais lhe interessam. Verifique se eles são bem didáticos e bote essa mão para conduzir o lápis! Esqueça o Photoshop, CorelDraw, Illustrator e Corel Painter por enquanto e concentre-se na forma, na anatomia, na perspectiva.

Largue de choro e parta atrás do que você realmente quer. Como não canso de dizer, ilustração e desenho são coisas sérias. NINGUÉM aprende da noite para o dia. Encare como qualquer outra profissão, na qual você precisa de longos 4 ou 5 anos de estudos para poder se formar e trabalhar. Lembrando que nessas profissões e no desenho o estudo também NÃO pára!

Aprenda a desenvolver sua percepção e veja seu traço evoluir.

Isso aconteceu comigo depois que botei vergonha na cara e fiz isso, por que então com você não funcionaria?

Mãos a obra!

18 Respostas to “Quer aprender a desenhar? Vá atrás!”

  1. Graco Says:

    Muito boa NomaD. cara estou me sentindo um alienígena😄, eu não sou muito inteirado no ramo dos grandes mestres mas o livro do Scott é muito bom mesmo!. Cara eu tenho que voltar a estudar desenho. esses tópicos últimos foram inspiradores para mim e muitos úteis para o desenrolar do projeto atual em que estou trabalhando, muito obrigado e excelente trabalho. aguardo o próximo post!

  2. Que bom que esteja lhe servindo! Esta foi a intenção destes dois últimos posts. Ajudar quem está perdido.

    Venha para a Terra e se divirta!😀.

    Sério agora, nunca se é tarde para começar, ou no seu caso, recomeçar. Dá uma olhada nesses livros que eles serão bastante úteis! Já o Scott, como eu disse, engloba praticamente tudo o que se precisa para quadrinhos. Excelente leitura!

  3. Graco Says:

    Terminei o primeiro capitulo hoje vou fazer os “exercícios” no final do capitulo
    vou ver se garimpo na net os livros do Andrew Loomis também, apesar de meu estilo está mais para o mangá mesmo eu gosto de ter a noção do acadêmico mesmo não ficando muito preso nela.

  4. Eu simplesmente, achei os exercícios do Mccloud excelentes! Uma coisa tão simples, mas ao mesmo tempo bem complexas e práticas de se fazer!
    Já os livros do Loomis, eles são universais. Mesmo porque você sabe… mangá, comics, cartum… são todos estilizações do acadêmico. Portanto saber como funciona no real, ajuda bastante para estilizar. Muita gente, para minha satisfação, está gostando desse meu traço “novo” (to me referindo no estilizado). Mas eu só cheguei aí depois que botei vergonha na cara e dei uma estudada séria nos livros do Loomis. Ajuda bastante a abrir os olhos, não importa a estilização que você faça!

  5. Graco Says:

    Pois é rapaz, foi o que eu me disse, mas acho que não ficou claro😄, de toda forma é sempre bom ter o suporte no “real”😄 seja lá o que ele for hehehe ( coisa de filosofia ?)

  6. Mestre, eu só senti falta dos DOWNLOADS dos livros, >¬< Falar é lagal mais apoiar fornecendo os livros é melhor ainda né!

    *QUEREMOS OS LIVROS DO LOOMIS EM PDF*

    \O/

  7. Não vou por download de nada porque você sabe que o wordpress é cheio de frescura. Os únicos downloads que vou por aqui, serão de minhas coisas.

    Mas os livros do Loomis são fáceis de achar! Aliás… EXTREMAMENTE fáceis de se baixar, seja em Torresmo, download normal, emule, ou sei lá mais o quê.

  8. Graco Says:

    Baixei tudo no emule ontem é fácil mesmo !

  9. Macilio Oliveira Says:

    U_U num tenho Emule Mestre… e colocar o link não mata ninguem…

  10. E desde quando eu falei em emule? Quem pegou do emule foi o Graco acima.

    Mas já que você tem preguiça de pesquisar no próprio São Google… aí vai a primeira página que aparece: http://www.alexhays.com/loomis/

  11. >< priguisanauméfaltadecoragemmesmo🙂

  12. Márcio Says:

    Adorei ler este post, e devo confessar que também me senti um alienígena, pois nunca tinha ouvido falar de Andrew Loomis. Gosto muito de desenho, muito mesmo e gostaria de aprender a desenhar. Aqui em Porto Seguro-Ba, não tem escola de desenho, por isso tento aprender alguma coisa através de um curso por correspondência. Agora vou ver se acho esses livros. Um abraço a todos.

  13. Meu caro Márcio,

    Pois é. Certos locais infelizmente sofrem com esta carência de cursos. Este meu post foi justamente para pessoas como você ou para aqueles que querem ampliar o que já sabem, porque afinal, todos nós estamos no aprendizado.

    Fico feliz que este post tenha lhe ajudado em algo!

    Pegue os livros e pratique, pratique bastante. Não espere mudar o traço/percepção da noite para o dia. Isso não existe. O que existe é a prática constante. Seja perseverante e procure abrir a mente que lhe garante que você não se arrependerá!

    Um abraço

  14. dimas tattoo Says:

    E ai galera ,esses livros são muito bons mesmo ,alguns vc acha no scrib,outros no 4shared, facil de baixar eu já tenho quase todos é muito bom para ter uma base pra fazer esculturas .
    um abraço!

  15. Opa! É isso aí! Como nosso amigo disse, é bastante fácil de se achar esses livros por aí.

    Valeu por reforçar cara!

  16. Eu estou dando aula em São Caetano do Sul, se alguem quiser fazer aulas de desenhos mande um
    e-mail e entre no meu site.

  17. Ô Mario, poderia pelo menos ter pedido né?😀. Gostei do site.

    Bom, mas como eu não sou fresco e o blog é aberto a todos(as) (só não pode virar baderna), fica aí a publicidade do colega. Quem estiver interessado, entre em contato.

    Falando nisso, eu ainda vou fazer uma postagem falando da importância de se fazer um curso.

Deixe uma resposta

