Speedpainting! [Demonstração de pintura]

Olá pessoal, desculpe não ter postado nada ontem. Mas é que tenho umas coisas para fazer que acabam tomando o meu tempo.

De qualquer forma, preparei um presente para vocês. Mais outra demonstração de pintura!

Agora vou falar de um “técnica” bastante utilizada no concept e que por sinal eu preciso treinar mais. Trata-se do speedpainting ou simplesmente, traduzindo ao pé da letra, “Pintura Rápida”. Como eu preciso praticar mais isso para poder soltar mais o traço e como tava querendo postar mais uma demonstração por aqui, então é fácil perceber como uma mão lavou perfeitamente a outra.

Vou antes de mais nada, esclarecer àquele leitor confuso, sobre o que significa speedpainting (além da tradução do nome). Não se sabe quando começou ou surgiu o termo (não encontrei nada pela internet), mas sabe-se que trata-se de um exercício para soltar o traço e treinar a composição. O que vale mais aqui é a expressividade e a clareza da composição. Um fato interessante é que utiliza-se de um dos elementos da Arte Impressionista que é a mistura das cores. É aquela história de você ver as cores perfeitamente alinhadas de longe, e quando se aproxima da tela, você vê as pinceladas e as cores separadas.

Para falar a verdade, esse é um dos tipos de speedpainting. Existem alguns mais refinados que levam mais tempo e outros que levam BEM MENOS tempo.

Você já deve ter notado que estamos falando da pintura digital. Na tradicional isso também é possível obviamente, afinal isso já foi sendo utilizado em diversos movimentos da arte. O que acontece na digital é que: não há tempo de espera para secagem do pigmento. Você passa as linhas e cores uma em cima da outra e vai formando rapidamente a composição. Daí que é um exercício para soltar o traço.

Claro que isso é bem mais voltado para quem tem uma tablet, mas existem alguns masoquistas por aí que conseguem e gostam de fazer no mouse.

Falei que a técnica é bem utilizada no concept, pelo simples motivo: quando o editor pede uma ilustração, o ilustrador deve lhe enviar algumas amostras. Você que é esperto, já sacou: Amostras = coisa rápida, estudo, rascunho. Pois é. Os exemplos mais comuns de speedies que temos por aí são de retratos de pessoas, mas a coisa aumentou e se expandiu no estado que está hoje (pinta-se qualquer coisa).

Por isso então que, como treino, fiz uma ilustração do tipo e resolvi mostrar aqui. Então vamos lá:

O que há por detrás

Como disse, é um treino. E como no concept as pessoas exigem muito amostras de cenários sci-fi e afins, resolvi fazer algo do tipo. Pensei então que tipo de ilustração fazer. Não queria nada que já tivesse feito, mas sim, algo com uma perspectiva mais ousada para dar mais dinamismo na imagem. Coisa que preciso fazer mais também.

Logo tive a idéia desta entrada circular com um guarda na frente.

Então fiz o rascunho digitalmente.

tower_g1Como você deve ter notado, é algo bem rápido mesmo. De forma brusca e veloz. Primeiro eu estabeleci meu ponto de fuga lá em cima. Depois bastou seguir as linhas diretamente para lá. Nenhum mistério aí.

tower_g2A velha separação dos tons de cinza. Como eu disse já em outros posts, eu faço isso nestes desenhos mais realistas, concepts, etc e etc. Para as estilizações, eu pinto diretamente mesmo. De certa forma, utilizei a mesma técnica que utilizo em outras pinturas: Deixo o traço em uma layer (camada) separada e os tons em uma nova layer em multiply.

tower_g3E aqui a separação de cores. Como você deve ter notado, a predominância aqui é o azul. Dá um tom mais dramático na coisa😀. Fiz o soldado de outra cor, para destacá-lo mesmo. Então, finalmente:

tower_finalE voilá! Uma imagem feita em speed. Eu poderia refiná-la ainda mais. Talvez eu ainda faça isso, ou não. O que eu queria passar na imagem, já passei. As linhas soltas, fazem o trabalho, guiando o olhar do observador e dando movimento na imagem. A próxima que eu fizer, será algo mais rebuscado, prometo. Dê uma olhada apenas na imagem abaixo agora.

tower_peqEntendeu a brincadeira agora? Eis o segredo de muita pintura por aí.

Espero que isso lhe tenha ajudado em algo! Ficamos por aqui e até a próxima!

P.S: A propósito, essa imagem faz parte do cenário de Próxima Guerra viu? Portanto, sintam um pouco da ambientação do que virá mais pela frente na história🙂.

4 Respostas to “Speedpainting! [Demonstração de pintura]”

  1. Bruno (Shooting Star) Says:

    Poxa, muito bom.

    A imagem, realmente, toma forma quando fica mais distante..
    Lá na casa do meu pai tem uns quadros assim, interessante.
    🙂

  2. Graco Says:

    A mágica está no cérebro😄, que completa por ele mesmo baseado no que ele já andou assimilando por ai😄

  3. Pois não é? Bastante interessante essa técnica.

    Valeu!

  4. E viva o célebro (com L)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: