Demonstração de Pintura 2

Bem gente. Continuando os posts com demonstrações ou tutoriais, o que vocês preferirem, estou aqui com mais um.

Agora será a vez de uma estilização, mais precisamente de mangá.

Um amigo meu pediu para que eu pintasse um personagem dele. Esse que vocês vêem aí abaixo. Trata-se do Lucibel (ou Lucifer, tanto faz). Como um favor a ele, eu cedi (apesar que não faço isso com freqüência viu?).

Ele queria que eu pintasse de forma tradicional. Então foi o que fiz e tive a idéia de fazer mais essa demonstração.

Lembrando apenas que eu não mexi em NADA no traço original. Apenas adicionei a cor.

Então vamos lá.

lucibel1

rascunho_lucibelMuito bem, esse é o desenho original dele. Eu o escaneei no Photoshop, em 300dpi, tons de cinza. Até aí nada de novo. O escaner clareou uns detalhes de lápis, logo eu não precisei mexer muito.

lucibel_x1Para dar um pequeno trato, já que como eu disse, o escaner clareia a imagem, eu aumentei o contraste em +20 para dar um força maior no traço.

lucibel_x2Tracei umas linhas para determinar o declive onde ele está. Na verdade no desenho original ele existe, mas ficou muito claro e eu tive que traçá-lo. Depois mudei a Matiz/Saturação para esse tom meio sépia. Até aí nada de mais.

lucibel_x3Lembrando que trabalhei tudo isso ainda em uma layer (camada) só. Então eu crio um cópia da camada original (background) e apago o traço da original, deixando o traço da cópia por cima. Isso porque eu posso modificar o traço do jeito que eu quiser, sem afetar o fundo. Depois eu crio uma camada acima de todas e coloco em Multiply, deixando-a transparente. Nela então aplico o tom de cinza como mostrado no exemplo acima.

lucibel_wip2Agora eu começo a pintar o cenário nessa camada. Obviamente obedecendo a regra do que está mais atrás, primeiro. Como é pintura de uma estilização (bem estilizada por sinal), aqui eu não me preocupe muito com tons de cinza para determinar os tons. É uma pintura relativamente fácil de se fazer e simples, na qual eu já tenho noção de onde a luz está. Por fim, escolhi o entardecer para dar uma dramaticidade na pintura.

lucibel_wip3Prosseguindo, eu apenas detalhei um pouco mais o cenário. Coisa simples mesmo. Escolhi a posição das nuvens e detalhei o solo.

lucibel_wip4Chega então a hora de pintar a pele. Primeiro eu determino o tom da pele. Não detalho o cabelo ainda porque a prioridade é a pele, além de que o cabelo tá em um plano acima. Muita gente gosta de pintar os tons mais escuros e depois ir clareando. Outros gostam de pintar os mais claros. Eu prefiro um tom intermediário para ter controle de ambos.

lucibel_wip5Esta imagem acima é apenas para mostrar a separação de um tom mais escuro.

lucibel_wip6Determinando ainda mais os tons…

Abaixo, eu adiciono um tom meio azulado sendo o reflexo do ambiente. Assim o personagem fica ainda mais interirado no mesmo. Na outra imagem, eu adiciono o tom claro também no tom do céu (no caso utilizando um tom amarelado).

lucibel_wip6_1lucibel_wip6_2Lembrando apenas que como eu disse,é uma estilização, portanto eu não preciso detalha tanto assim os tons de cores. Por isso é uma pintura rápida.

Feito tudo isso, tenho meu tom de pele desejado e agora posso partir para o rosto. Abaixo, você pode ter uma visão ampliada do rosto.

lucibel_wip7_rostolucibel_wip7_rosto2Como é um desenho em que há poucos detalhes e no qual o personagem está pequeno na folha, eu não tinha como detalhar tanto assim o rosto. Portanto dei um trato seguindo as cores padrão e adicionei a sombra e luz nos olhos e boca, além de detalhar um pouco o nariz.

Feito isso, passei para o passo seguinte: o cabelo.

lucibel_wip8No cabelo não houve tanto mistério, afinal foi fácil separar as cores. Sombra na sombra, luz na luz e pronto. Pintura de cabelo é bastante simples no mangá tradicional. Então parti para as asas.

lucibelE então pronto! Uma pequena detalhada nas asas e um pouco mais de “dramaticidade” no cenário colocando essa névoa aí. Temos então um desenho simples e bastante rápido.

Espero que tenha lhe ajudado em algo. Apenas tenha em mente que isso é uma demonstração. Procure utilizar o método que você se sente melhor para pintar. Esse tutorial ou demonstração tem a intenção de apenas ajudar em algo e dar uma luz para que você incremente algo no que você faz.

Material: Softwares: Adobe Photoshop CS3 / Corel Painter IX / Tablet Wacom Graphire 4 4×5.

Uma resposta to “Demonstração de Pintura 2”

  1. Clenilton Says:

    Essa pintura está ótima para mim! Mais uma vez, obrigado.

Deixe uma resposta

