Tracing?

Olá a todos(as) novamente!

Hoje venho a falar para a molecada sobre um assunto que muitos discutem e ninguém chega a uma conclusão. Antes de mais nada eu já vou avisando: Nesse post eu falarei sobre o que é o tal do “Tracing” e colocarei minha opinião pessoal. Não significa que você deva ou não concordar.

Muito bem, vamos lá

Tracing ou vetorização (em alguns casos, utilizando um programa de vetores) é, antes de mais nada,  o ato de se copiar por cima, tal que qual uma imagem original.

Não entendeu?

Vejamos então. Digamos que eu goste do design do Batman (primeiro nome que me veio a cabeça). Digamos então que eu pegue um desenho do Marc Silvestri do herói e simplesmente imprima o desenho, levando-o a uma mesa de luz e copie o desenho em outra folha, tal e qual ele é. Ou então, copiá-lo utilizando um computador (basta diminuir a opacidade do original e se “divertir” com outra camada por cima).

Isso é Tracing.

Mas então, vamos à questão polêmica: Pode ser feito ou não?

Vamos por partes.

Primeiro, sabemos da Arte Vetorial de se fazer ilustrações de retratos de pessoas, porém com vetores. O processo é praticamente o mesmo e é bastante trabalhoso. Há algum problema nisso? Bem, se a imagem for para treino ou como encomenda de alguém (“ei! Eu te pago $$$ para você fazer minha foto vetorizada!”), Não! Agora, se você utiliza uma imagem que nem sua é, claro que há problema!

Mas o maior problema não é esse. A maior incidência de casos assim vem nos tracings de personagens de animes e mangás. Muitas vezes ocorre com screenshots de um anime ou, BEM PIOR, de uma ilustração que não é a do “tracer”. O maior problema é quando a pessoa posta em algum lugar dizendo que a arte original é dela!

No famoso site deviantart essa é uma discussão que vem bombando faz tempo, mas que sempre esteve em alta. Isso tudo porque eles mudaram a política deles alegando que o tracing é um “fanart” válido. Em outras palavras, copiar tal e qual um desenho, foto, sei lá mais o que, é considerado fanart.

Muitas pessoas alegam: “Ah, mas eu não sei desenhar, meu traço nunca evolui. Quero receber palminhas de meus amiguinhos!”. Como é que os gringos falam mesmo? Ah já sei… BULLSHIT!

Olha, todos nós começamos de baixo e o desenho é algo que demora bastante mesmo para se aperfeiçoar (sendo que nunca acaba). O problema é que muitos são impacientes, querendo subir os degraus correndo. Não é assim. Tá, existem pessoas com MAIS facilidade para a coisa, mas todos começam de baixo. Os melhores desenhistas são aqueles que começaram do nada e mantiveram a idéia do “nunca se entregar”.

Outro problema de quem faz muito tracing (to falando do desenho mesmo, não dos vetores) é que acaba criando vícios de estilo do autor original. Por exemplo, conheci há muito tempo, umas meninas que chupinhavam todos os seus desenhos da CLAMP. E era justamente da desenhista do grupo que fazia os queixos pontiagudos, os ombros de cabide e a bizarra anatomia de sei lá quantas cabeças, umas 10 eu acho. Tudo bem, é o estilo dela (da desenhista do CLAMP), todos sabemos. O negócio é que: o traço dessas garotas, mesmo com personagens originais, eram CLAMP puro. De longe!

Eu mesmo não posso me excluir disso. Por muito tempo, eu chupinhei e realizei tracings de Dragon Ball. Apesar que obviamente eu nunca dizia que era fanart original meu. Isso me trouxe graves problemas, porque meu traço ficou viciado no traço do Toriyama e foi uma luta para me livrar disso.

Vamos puxar agora para outro lado. A referência!

Qual a diferença pros dois? Tracing e referências?

Simples, a referência é o ato de pegar várias imagens (ou uma imagem) e realizar um composição BASEADA nela. Trata-se de ver e ter idéia de como certas coisas são (dobras de roupa, posições anatômicas – quando por exemplo, uma pessoa está sentada, vemos que a coxa se torna “maior” porque a “carne” está sendo comprimida pelo peso da coxa sobre o suporte, cabelos, etc). Resumindo: Cópia é diferente de referência para desenhar.

Encerrando este post, minha opinião (reforçando o que já digitei mais acima) é: O tracing pode até ser válido, mas para objetivos EDUCACIONAIS. Se você quer copiar o traço do autor tal, tudo bem, copie. Muitos começam assim de qualquer jeito. Porém, não copie em demasia para não ficar viciado no estilo do autor. E MAIS IMPORTANTE – JAMAIS DIGA QUE UM DESENHO COPIADO É SEU! MUITO MENOS O POSTE EM ALGUM CANTO. ELE É PARA O SEU APRENDIZADO E SÓ. Claro que, se você quiser fazer um fanart utilizando o SEU TRAÇO e uma POSE que você inventou ou se BASEOU… tudo bem, isso já é outra história.

Procure fazer algo original, vá desenvolvendo o que é seu, autoral. Assim você terá segurança 100% de mostrar ao mundo a sua VERDADEIRA face. Pessoas sérias fazem isso. Faça você também.

4 Respostas to “Tracing?”

  1. Pior que não me dei conta, mas pudia ter vetorizado um desenho no computador. Precisei colorir ele e não tinha me dado conta que estava em baixa resolução.
    Tivesse feito o a vetorização do traço num programa vetorial, poderia ter exportado o traço para cologar o desenho pra imprimir, como eu queria
    agora é tarde, heheheh
    Tracing é polêmico, mas acho muito válido pro começo. Muita gente copia logo no início, nada mais natural. Tudo que aprendemos aprendemos pela cópia ou imitação pela observação no começo. Andar, falar, escrever. O problema é as pessoas que SÓ sabem imitar, assim como das pessoas que se RECUSAM a imitar.

  2. Pois é, foi justamente o que eu disse (e a intenção foi levantar essa polêmica mesmo hehe).

    De início, é bastante instrutiva a imitação. Todos começam assim realmente. Como eu tinha posto, o tracing deve ser feito como aprendizado. O problema são as pessoas que fazem tracing e postam internet afora o dito trabalho alegando ser seu (da pessoa que fez o tracing).

  3. Graco Says:

    Rodrigo assino em baixo desse seu post e faço minhas suas palavras

Deixe uma resposta

