Concept art!? O que diabos é isso?

Pois é gente, estou abrindo um espaço hoje aqui, para falar do tal do concept. Enquanto isso, eu termino umas encomendas que recebi para desenhar uns personagens aí. Sabem como é né? $$$ é bom e todos nós gostamos ora!

Muito bem. Antes de mais nada, o concept é uma área que me interessa bastante, na qual eu tenho vontade de trabalhar. Claro que tenho meus projetos autorais, mas até que eu fique conhecido e o dinheiro venha, vai demorar, porque afinal, o processo não é do dia para a noite. Então vem a história da renda fixa. Pois é. Alguém tem que trabalhar oras!

Pois bem, vamos falar do famoso Concept Art (traduzindo ao pé da letra, Arte Conceitual). Não confundir por favor, com o Movimento Arte Conceitual da Arte Contemporânea na História da Arte. São coisas completamente diferentes.

Mas finalmente, o que diabos é isso?

cap_ling

Um concept antigo que eu fiz da Ling (haverá um post só para ela em breve!)

“Concept art é a forma de ilustração na qual o objetivo principal é transportar uma representação visual de um design, idéia, e/ou modo para uso em filmes, video games, ou revistas/livros antes do produto final. Essa é uma designação relativamente nova, popularizada por artistas que trabalham no setor automobilístico e na indústria de jogos. Esse termo começou a ser usado desde 1930 pela indústria tradicional de animação na qual estavam sendo descritas imagens pintadas ou desenhadas que ilustravam a aparência, sentimento, design, cores, etc, do filme animado que estava sendo produzido. Concept art é também referida como “desenvolvimento visual”, na animação tradicional. O termo foi mais tarde adotado pela indústria de games. Essas ilustrações tornaram-se necessárias para o desenvolvimento de propriedades visuais.” (Fonte Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Concept_art )

Resumindo então, é isso. É a arte do design de referência para um objeto (armas, veículos, armaduras, equipamentos em geral) ou pessoas como um personagem ou criatura que não existem. Os que fazem concept art são chamados simplesmente de “concept artists”. O ponto central é: cumprir prazos.

Os temas mais requeridos são ficção científica e fantasia (sacaram agora? :D). Hojhe, com os games, são feitos temas desde futebol até outras coisas. Geralmente é pedida uma grande amostra de trabalho preliminar antes de terminado. A maioria em rascunhos.

Bem, o concept também hoje é bastante utilizado nos quadrinhos. Aliás, um model sheet não deixa de ser um concept. Daí a importância dele.

Concept de uma arma de 3 canos que fiz recentemente
Concept de uma arma de 3 canos que fiz recentemente

É uma coisa que eu gosto. O problema é que, apesar dos caras contratarem qualquer um, o cara não tem que ser bom, ele tem que ser O MELHOR. E aí vem o treino, treino e treino e o conhecimento do programa de pintura.Quando as pessoas me perguntam sobre a carreira. Eu respondo: Além dos projetos autorais, eu estou produzindo portifólio para enviar afora, na área do concept.

É um trabalho que exige muito, e realmente toma tempo, mas que pode se tornar prazeroso, apesar de ainda assim você estar trabalhando para os outros.

Agora vocês me entendem. Simples assim.

Por fim, deixo um link de um excelente site sobre concept. Na verdade, é a maior comunidade de artistas de concept que existe. Os melhores estão lá:

www.conceptart.org

Eu acho o site bem mais interessante que o DA, porque o povo lá é BEM mais sério, apesar que não há um sistema desenvolvido para cada um ter sua conta e profile próprio com galeria própria. (De galeria permanente, só dos mestres de verdade, que ficam na página inicial).

Para os desenhistas interessados, há o fórum no qual o povo discute várias coisas bastante interessantes. E há também uma seção bem útil, na qual a pessoa pode colocar seus desenhos e receber críticas do povo de lá. As vezes alguém “do alto” também critica. Mas a vantagem é porque você receberá críticas de pessoas que estudam em escolas, faculdades, cursos, voltados para essa área. Coisa que praticamente inexiste aqui nesse Brasil…

Se você é uma pessoa que não gosta de críticas, então nem invente de postar algo. Mas se você é aberto a críticas construtivas, então, vá em frente.

É isso.

20 Respostas to “Concept art!? O que diabos é isso?”

  1. Mestre, você deveria usar a ferramenta de “link de post” aquela que aparece “leia mais aqui>>>” por quê assim vc ganha em “pageviews”, do jeito que tá ninguém navega na página apenas lê o post completo na página, sem necessidade de alguns cliques a mais… o BK peca nisso, assim, com essa ferramenta, você tem uma idéia melhor do que as pessoas que visitam seu blog lêem mais, assim quais asuntos as interessam mais… fica aê o conselho… até mais Mestre! [:)]

  2. Graco Says:

    Concordo com o @MOS, faz esse coisinha que ele disse que eu tenho certeza que o numero acessos vai subir consideravelmente! Bem tirando isso não conhecia esse site que se falou cool, beleza então é isso! até a próxima.

  3. Pronto, já fiz, já fiz😀

  4. mas o que vc disse sobre concept art nã ose encaixa tanto com o site que vc indicou. la tem muito mais do que isso. tem ilustrações completas mesmo. não só concepts como vc mostrou no seu desenho. então eu achei que imagens concepts seria mais ligado ao movimento artistico que traz um conceito novo. ai eu me complico todo em definir uma arte com concept. eu ne mvou agora num site desse pois sei que não tenho uma arte profissional. tenho que desenvolver meu traço, abrir meus horizontes e usar materias novos, então vou esperar mais um pouco pra poder ingressar nesse site. ^^

  5. Hum, mas a ilustração completa em si também faz parte do Concept. Isso eu citei quando falei no começo na definição do termo. O concept tanto é esse molde de várias vistas de um objeto ou pessoa, quanto a ilustração em si que servirá como guia ou publicidade e finalmente até mesmo a Matte Painting (Pintura de cenário para filmagens ou animações) está inclusa.

  6. mas como eu posso definir que esse desenho é um concept e outro que mostram quase os mesmos pontos não é… como vejo muitas artes no Da que não a consideram?

  7. Pois é, o concept é uma coisa bem ampla na verdade. Eu gosto de dizer que a alma, o centro são esses model sheets e afins. A partir destes faz-se uma ilustração completa abordando todos esses elementos como forma de divulgação ou para ajudar ainda mais os modeladores 3d a se situarem (e os programadores).

    Eu particularmente, considero a ilustração apenas ilustra… quando não há esse processo.

    De qualquer jeito, para portifólio eu vejo muitas pessoas mostrando tanto os estudos, quanto ilustrações.

  8. Bruno (Shooting Star) Says:

    o concept precisa mostrar o objeto (cenário, personagem, armas, etc..) de um forma que ajude ao programadores/modeladores/pessoal que faz o cenário.

    Exemplo.. um concept de personagem precisa no minimo mostrar o personagem de frente e de costas com os braços abertos e pernas separadas, para que assim o modelador tenha uma maior facilidade em visualizar e entao modelar o personagem.

    É só entrar na página da blizzard http://www.blizzard.com e buscar concept art e ver do que eu estou falando.

  9. Opa, esqueci da excelente página da blizzard! Boa sugestão Bruno!

  10. Ola!
    estou proucurando informações sobre o emprego de concept artist, e gostaria de saber quando este cargo ganha em média e se existe emprego fixo para a profissão (carteira assinada, décimo terceiro e etc)

    agradeço já pela resposta!!

    Aline Mendes

  11. Gostei do seu texto, fui desenhista concept por muito tempo na área de tornearia mecanica industrial, sempre amei a art concept , hoje trabalho com esculturas e adotei o termo,devido a linguagem ser amesma na escultura , então tudo deu certo exponho por todo Brasil e exterior, como vç diz, demora, mas uma hora a grana apareçe , continue.

  12. Olá…gostei muito do seu texto esclarecedor sobre concept art!
    De forma resumida deu o seu recado…o que será muito útil para os nossos alunos de Mangá ou Quadrinhos.
    Vamos recomendar o seu blog com certeza.
    Prof. Paulo
    Graphis Escola de Desenho/Und. Lapa
    http://www.graphislapa.com
    http://www.cursosgraphis.com.br
    Fone(11) 2839-3342

  13. joaoqueijos Says:

    ah legal., não é arte de desenvolvimento como se diz em portugues?

  14. […] mais informações e achei o seguinte blog: nomadart.wordpress.com, mais especificamente o post https://nomadart.wordpress.com/2009/02/04/concept-art-o-que-diabos-e-isso/ que explica o que é e para que serve a concept […]

  15. Caroline kõiv Says:

    eu tenho uma dúvida, logo irei me formar no colégio etc. e quero muito trabalhar nessas áreas e queria saber como que funciona isso, se é faculdade, curso etc e queria saber os nomes dos locais, obrigada ^_^

  16. Marco Toledo Says:

    Olá, bacana vc ta de parabéns pelo seu trabalho mais gostaria de saber algumas coisas sobre concept art
    sou nub no assunto sobre concepte art, mais tenho um interesse muito grande por essa arte, tenho conhecimento em desenhos e pinturas, mais aqui em minha cidade não tem nada para dar um bom curso de concept art, gostaria muito de saber quais são o equipamentos que são usados para iniciar, sou curioso e tenho muita vontade de aprender e sei que vou alcançar os meus objetivos, se poder enviar um e-mail passando nomes dos equipamentos necessários ficarei grato. vlww =)

  17. […] em: 14 mai. 2013 NOMAD ART. Concept art o que diabos é isso Retirado de https://nomadart.wordpress.com/2009/02/04/concept-art-o-que-diabos-e-isso/ Acesso em: 14 mai. […]

  18. Pelo seu texto já percebi que você é um bobão que acha que trabalhar “para os outros” é algum demérito e que o suprasumo são seus “projetos autorais” que ninguém se interessa em publicar ou ler.

Deixe uma resposta

